A cerimônia do Oscar 2021 foi no último domingo, 25, e premiou as melhores produções do ano. Aproveitamos o momento para relembrar 5 produções brasileiras que foram indicadas e/ou premiadas internacionalmente.   

Aproveite essa lista para conhecer o cinema do Brasil e, é claro, para treinar o seu português.  

❗️ Importante! Utilize os recursos de legenda e áudio adequadamente de acordo com o seu nível na língua portuguesa.  

  

Bacurau (2019)  

Começamos com um filme que fez muito sucesso entre o público e a crítica internacional. Bacurau, de Kléber Mendonça Filho, levou o prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2019 e foi premiado em diversos festivais de cinema pelo mundo. O filme chegou, inclusive, a ser cotado como possível representante brasileiro como candidato ao Oscar em 2021 – o que acabou não acontecendo.   

Sinopse: Após a morte de sua avó, Teresa volta para sua aldeia matriarcal em um futuro próximo do Brasil e encontra uma sucessão de eventos sinistros que mobilizam todos os residentes.  (After the death of her grandmother, Teresa comes home to her matriarchal village in a near-future Brazil to find a succession of sinister events that mobilizes all of its residents.).

📌 Onde assistir: Telecine, Yotube e Google Play.  

  

A vida Invisível (2019)  (Invisible Life)

Falando em Oscar… com direção de Karim Ainouz, temos aqui aquele que foi escolhido como representante do Brasil para o prêmio em 2020. Infelizmente, acabou não sendo selecionado pela Academia para concorrer como melhor filme internacional, mas fez grande sucesso circulando por vários festivais internacionais e foi o grande vencedor da mostra ‘Um Certo Olhar’ no Festival de Cannes.   

Sinopse: Separadas por uma terrível mentira e uma sociedade conservadora, duas irmãs nascidas no Rio de Janeiro caminham pela vida. Ambas acreditam que estão vivendo seus sonhos. (Kept apart by a terrible lie and a conservative society, two sisters born in Rio de Janeiro make their way through life. They both believe they’re living out their dreams.).

📌 Onde assistir: Telecine, Youtube e Google Play.  

  

Que horas ela volta? (2015)  (The Second Mother)

Filme de Anna Muylaert, fez sucesso nacional e internacional, com destaques para o Prêmio do Público de Melhor Ficção na Mostra Panorama do Festival de Cinema de Berlim, e para o Prêmio Especial do Júri Pela Atuação para Regina Casé e Camila Márdila no Festival de Sundance em 2015.  

Sinopse: Quando a filha afastada da empregada doméstica aparece de repente, as veladas barreiras de classe existentes na casa são jogadas em desordem. (When the estranged daughter of a hard-working live-in housekeeper suddenly appears, the unspoken class barriers that exist within the home are thrown into disarray.).

📌 Onde assistir: Telecine.  

  

Aquarius (2016)  

Do diretor Kléber Mendonça Filho, foi a única produção latino-americana indicada à Palma de Outo do Festival de Cannes daquele ano. Além disso, foi o grande vencedor como Melhor Filme nos Festivais de Sidney, de Lima e de Amsterdã.  

Sinopse: Clara, 65, vive plenamente sua vida com sua família e amigos na cidade de Recife. Uma construtora quer tomar seu apartamento à beira-mar, pois já comprou todos os outros do prédio de 3 andares. Clara se recusa a sair de sua casa. (Clara, 65, lives her life to the fullest with her family and friends in the city of Recife. A construction company wants to take her oceanfront condo, as they’ve already bought the other condo parts in the 3 story building. Clara refuses to leave her home.).

📌 Onde assistir: Netflix, Telecine, Youtube, Google Play.  

  

O som ao redor (2012)  (Neighboring Sounds)

Também de Kléber Mendonça, o longa fez grande sucesso de público e crítica durante as exibições em festivais internacionais. O destaque vai para o Prêmio da Federação Internacional de Críticos do Festival de Roterdã, na Holanda.   

Sinopse: A vida em um bairro de classe média na atual Recife, Brasil, dá uma guinada inesperada após a chegada de uma empresa de segurança privada independente. A presença desses homens traz uma sensação de segurança e muita ansiedade a uma cultura que se alimenta do medo. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de dois filhos, precisa encontrar uma maneira de lidar com os constantes latidos e uivos do cachorro do vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. (Life in a middle-class neighborhood in present day Recife, Brazil, takes an unexpected turn after the arrival of an independent private security firm. The presence of these men brings a sense of safety and a good deal of anxiety to a culture which runs on fear. Meanwhile, Bia, married and mother of two, must find a way to deal with the constant barking and howling of her neighbor’s dog. A slice of ‘Braziliana’, a reflection on history, violence and noise.).

📌 Onde assistir: Netflix e Telecine.